Aug 11, 2011

Bisque de Lagostim





Ingredientes:
20 lagostins, pesando aproximadamente 40g cada; 40g de cenoura (parte externa); 40g cebola; 1 pezinho de salsa; 1 raminho de tomilho e um pedacinho de folha de louro; 100ml de conhaque; 200 ml de vinho branco seca; 150g de manteiga; 150g de arroz; 1 litro de caldo claro, pitada de pimenta-vermelha.




Modo de Preparar:
Lavar cuidadosamente o arroz e cozinhá-lo em fogo forte, com 2/3 do caldo. Enquanto isso, cortar a cenoura e a cebola em cubos minúsculos e refogar lentamente, sem dourar, com 2 colheres de café de manteiga, numa frigideira.
Acrescentar o tomilho e o louro, aumentar o fogo, juntar os lagostins com a cenoura e a cebola, o sal e a pimenta. Refogados rapidamente, os lagostins ficam vermelhos. Regá-los com conhaque, flambá-los, extinguir quase que imediatamente o fogo, derramando o vinho branco, e cozinhar durante 8 minutos.
Colocar tudo num almofariz, tendo o cuidado de umedecer a frigideira com algumas colheres  de caldo reservado.
Retirar a metade das caudas, extrair-lhes a carne, conservá-la em um pouco de caldo e recolocar as cascas no almofariz. socando-as até obter uma pasta fina. Misturar o arroz fervendo e secar mais, de modo a conseguir um creme. Passar em seguida pela peneira fina., socando até a dessecagem das cascas trituradas.
Recolocar numa caçarola, levar a ferver em fogo vivo, aumentando o creme de lagostins com caldo claro ou creme de leite fresco, até a sua consistência normal. Depois, já fora do fogo, juntar 150g de manteiga fresca e uma pitada de pimenta -vermelha.
A cor desta sopa deve ser vermelha, como os lagostins depois de cozidos.